REVIEW COMENTADA: EPISÓDIO "BETA" - S03E21

quarta-feira, 7 de maio de 2014



Depois de todas as questões morais levantadas no episódio anterior, pudemos confirmar que a série está cada vez mais centrada na Máquina, do que nos personagens. - Isa



Isa: A Máquina está definitivamente ditando as regras. Até porque o grande vilão atual também é uma máquina, Samaritano. E como tempos difíceis requerem medidas rígidas qualquer não ação pode ser o fim.


Marcus: Lembro de quando assisti ao primeiro vídeo promocional de Person of Interest, a série que era "vendida" como procedural pela CBS, que é conhecida por fazer séries desse tipo. O episódio "Beta" reforça ainda mais a total mudança de foco da série, que não depende só dos casos da semana, e passa a focar muito mais na Máquina( e agora no Samaritano)






Isa: Sendo assim, no episódio da semana vemos as consequências da decisão que o Finch e seu time tomou. Samaritano está ganhando cada vez mais poder e a Decima quer eliminar todos os seus obstáculos (a Máquina, todos que sabem sobre ela e que querem impedir seu desenvolvimento).



Marcus: "Beta" é a continuação de "Death Benefit", que nos mostra Harold sumindo e deixando John e Shaw sozinhos, porém, logo no começo do episódio, vimos que mesmo com a ausência de seu criador, a Máquina continuava a mandar os CPF´s dos irrelevantes.



Isa: Isso tudo fica claro na cena que John decide atender o chamado da Máquina quanto ao irrelevante, e a Root diz que não há tempo para isso. Mas, como todo irrelevante é sempre relevante para alguém, a POI da vez foi Grace Hendricks. O que fez com que o Finch resolvesse voltar e posteriormente se entregar para a Decima sem hesitar.




Marcus: Do outro lado temos o Samaritano, que segunda Root ainda não mostrou o seu poder totalmente. Claro que nem com todo o poder do mundo eles conseguiriam achar Finch diretamente, por isso é muito verossímil que Greer e Decima tenham ido atrás de Grace, pois só assim Harold(Martin) apareceria.


Isa: Pelo menos, temos a Root pra se preocupar com o perigo maior: a situação com o Samaritano. Com a ajuda da Máquina, a mesma conseguiu encontrar os servidores que seriam usados pela Decima para aumentar o poder do Samaritano, agora pense, se no modo Beta, o Samaritano foi capaz de processar tudo que foi solicitado por Greer, imagine quando tiver em full power. Root conseguiu retardar isso, mas agora com a perda do Finch pra Decima, talvez tenha sido em vão, esperar para ver como isso será revertido.



Marcus: O episódio também trata de nos mostrar o tamanho do amor que Grace e Harold compartilham, desde o momento em que a Senhorita Hendricks convence Greer de que não sabe sobre o que ele está falando, até a fala que não não esperávamos ouvir de Finch, o "Kill them all". E por falar em Finch, Michael Emerson se destacou mesmo com o pouco tempo de aparição, cena da ponte foi de cortar o coração. John, Shaw e Root também estavam muito bem, a dinâmica entre eles só cresce a casa episódio, e não posso esquecer de Fusco, que tem as falas mais engraçadas da série.




Isa: Em termos de personagem, dessa vez tivemos um foco maior no Harold, acho que essa cena que ele fala em matar todos, caso eles machuquem a Grace, diz tudo. Qualquer pessoa tem um limite de passividade até partir pra medidas radicais, e esse é o limite do Finch. Mas, ao mesmo tempo, ele sempre soube que as consequências das suas ações seria inevitável. Ele sabia que esse momento iria acontecer em um algum ponto no futuro independente do que ele fizesse.


Marcus: "A House Divided"(3x22) e "Deus Ex Machina"(3x23) devem ter o mesmo ritmo alucinante dos últimos episódios, devo confessar que espero ver um final de temporada chocante e que me faça ficar ansioso para a volta da série em setembro (Sim, só em setembro), por ser Person of Interest, isso não deve ser difícil. 














7 comentários:

  1. Aprecio "Person Of Interest".

    Diferente de muitos que acreditam que isso seja apenas uma série de entretenimento, acredito fielmente que esta Obra seja uma espécie de veículo para pensarmos no mundo em que atualmente vivemos.

    Olhamos para o mar de informações que nos cerca e podemos constatar como as informações são frágeis, como o acesso a elas podem ser advindos de diferentes maneiras. Isso nos faz refletir se estamos realmente seguros quando acessamos a internet ou inserimos nosso E-mail em um formulário para recebermos atualizações.
    Atualmente o Brasil conta com o Marco Civil da Internet, muitos conheceram essa lei a pouco tempo, entretanto em 2011 ela já estava em discussão quando o Ministério da Justiça juntamente com o Observatório Brasileiro de Políticas Digitais buscaram assegurar que o cidadão possuísse o controle sobre suas próprias informações pessoais. No citado ano deu-se o término do debate público de um marco normativo para a proteção dos dados pessoais.
    Mas será que ainda estamos seguros? Acredito fielmente que não. Claro, contamos com uma infinidade de Sistemas de Busca que podem encontrar pessoas de interesse em qualquer lugar do planeta, e caso você não saiba utilizar a ferramenta adequada, encontrará sempre pessoas com as quais pode contar em algum lugar ínfimo da Web.

    Nossa atual rede de informações é também uma Sensível rede de informações. Tudo pode ser controlado e analisado remotamente, desde o começo de “Person Of Interest” isso ficou realmente claro para todos os usuários.
    Como podemos desfrutar beneficamente dessa gama de informações? Podemos ajudar a protegê-la? Será que podemos fazer algo tão difícil?

    Não vá achando que um bom antivírus te protegerá de uma invasão, pois quero lhe dizer algo... Não existem bons antivírus e muito menos “Antivírus mais atualizado”, sempre quando um técnico usa essa frase é de torcer o estômago, sendo bem simples, o antivírus analisa o vírus e reconhece sua extensão, assim armazena ela em um Banco de Dados que automaticamente negará acesso a ele, quando este for detectado pelo Sistema de Proteção do Computador.

    Mas nada senhora e senhores, nada pode proteger você, apenas sua inteligência em não deixar seus rastros pela rede. Podemos perceber bem isso, não é mesmo?

    Harold Finch é o Administrador da tão aclamada “Machine”, e se fez invisível, pois sabia que inimigos surgiram. Não possui uma identidade, mas várias, isso torna muito difícil o rastreamento, pois você não contém dados relevantes e quantitativos suficientes para uma análise e a buscas acabam tendo que se aterem as probabilidades.

    Desta forma advirto-lhes, cuidado com informações pessoais transmitidas na internet. Pode parecer coisa de filme, ou série de Televisão, entretanto, o acesso a informações sigilosas ainda podem ser efetuados.

    O Marco Civil da Internet está aqui para proteger suas informações, entretanto, caso você seja descuidado e deixa-las visíveis poderá perder bem mais do que sua privacidade, com esta nova lei, provedores de acesso, empresas, e órgãos governamentais passarão a ter medidas para o tratamento da informação. Mas lembre-se que, quem cuida de informações (ainda) são pessoas. Você deve tomar cuidado com as pessoas. Uma valiosa informação pode ser vendida.

    Harold Finch, que conhecemos muito bem, nos diz isso várias vezes. Mas será que ouviremos uma voz distante e fictícia nos dizer o que fazer sobre nossa vida?
    Não. Mas e quando as probabilidades de informações referidas apontam para uma realidade não tão distante da nossa? Melhor colocar isso na balança e pensar.

    Para um criminoso astuto que conheça como operar bem um computador, talvez um Cracker que utilize de Engenharia Social, suas simples informações podem lhe dar um prato cheio, não pense que você é Irrelevante, pois na verdade, todos nós somos Relevantes, e na vida real, você é a Pessoa de Interesse.

    Atenciosamente,


    Root Computer [YOU] System
    - Procurando Informações –
    6/5/2014 13:43:00

    ResponderExcluir
  2. Não acredito que o Marco Civil da Internet vá ser de alguma valia ou mesmo tenha sido aprovado visando proteger os direitos dos brasileiros por dois motivos:

    1. Desde a época do Brasil Colônia temos "avançadíssimas" leis de fachada -- bonitas porém inócuas -- criadas para parecerem nobres porém com o objetivo de satisfazer os interesses de uns poucos poderosos. São as LEIS PARA INGLÊS VER. Quase todos os direitos e garantias fundamentais do artigo 5o da Constituição Federal de 1988 são deste tipo.

    2. Todos sabemos que o brasileiro é especialista em contornar uma regra buscando proveito próprio em detrimento do bem-comum (o famoso JEITINHO BRASILEIRO). Ou seja, ainda que, por acaso, o Marco Civil da Internet tenha sido criado e aprovado com base estritamente nos valores nobres e na honestidade de nossos políticos (estou sendo irônico!!), mais tempo, menos tempo, alguém vai tirar proveito da lei e ferrar muita gente no trajeto. Assim funciona o Brasil... :(

    Watch Dog

    ResponderExcluir
  3. Root Computer [YOU] System15 de maio de 2014 às 06:45

    Bom Dia,

    Watch Dog aprecio que tenha colaborado para os comentários desta postagem.

    Posso informar-lhe que segundo informações do Comitê Gestor da Internet no Brasil, o real intuito do Marco Civil é sim proteger as informações dos cidadãos.

    Entretanto, como evidenciado anteriormente, pode-se notar que essa descrença na efetividade do Marco Civil foi evidenciada, voltemos para a parte citada:

    “Mas será que ainda estamos seguros? Acredito fielmente que não. Claro, contamos com uma infinidade de Sistemas de Busca que podem encontrar pessoas de interesse em qualquer lugar do planeta, e caso você não saiba utilizar a ferramenta adequada, encontrará sempre pessoas com as quais pode contar em algum lugar ínfimo da Web.

    [...] quem cuida de informações (ainda) são pessoas. Você deve tomar cuidado com as pessoas. Uma valiosa informação pode ser vendida.”

    Além disso, não é necessário um brasileiro especialista em contornar uma regras para burlar esse sistema, basta atentar-se para informações claras disponibilizadas na Rede Mundial de Computadores.

    Mais uma vez entra em ação a Engenharia Social, a coleta de informações relevantes permite com que você seja aquilo que quiser e quem desejar ser, você simplesmente será.

    Lembro-vos que o Marco Civil da Internet foi norteado pelo Ministério da Justiça juntamente com o Observatório Brasileiro de Políticas Digitais, mas essas regras e leis equivalem para toda a Rede de Computadores, isso é válido para toda a Internet?

    As regras do acesso e uso da internet em vários países são diferentes, no caso, se alguém quer coletar informações de pessoas de uma determinada cidade em nosso país, basta ser brasileiro, cadastrar um site em uma plataforma estrangeira, vamos supor que na Coreia ou China, trabalhar nos códigos do site entre outros maiores informações.

    No endereço de registro inserir informações do país onde o site foi hospedado, além de tomar uma identidade não nacional, uma identidade fake, assim os acessos ao site podem ser efetuados por qualquer um, mas as leis e normas de determinados países não se aplicaram sobre o mesmo, pois já não se encontra sob sua jurisdição.

    Claro, caso informações fossem comercializadas por este site e a pessoa recorresse a justiça, isso levaria a cabo um processo, entretanto em nosso país, sabemos que os processos são vagarosamente elaborados e analisados.

    Desta forma, reafirmando minhas palavras:
    Para um criminoso astuto que conheça como operar bem um computador, talvez um Cracker que utilize de Engenharia Social, suas simples informações podem lhe dar um prato cheio, não pense que você é Irrelevante, pois na verdade, todos nós somos Relevantes, e na vida real, você é a Pessoa de Interesse.

    Atenciosamente,


    Root Computer [YOU] System
    - Procurando Informações –
    15/5/2014 10:41:00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Root Computer,

      Reitero minha opinião de que o Marco Civil da Internet é um "cavalo de troia" (um embuste) cujo objetivo primeiro é localizar, cadastrar e censurar pessoas contrárias à provável ditadura de esquerda que está em andamento pelo atual Governo. Afirmo não apenas com base em informações coletadas em diversos meios de comunicação, mas também porque eu tinha um blog onde postava diversas opiniões e sátiras contrárias ao PT, Lula etc. (inclusive, criticando duramente o interesse idiota do Governo em sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas, isso ainda em 2002, 2003!) e, ao analisar visitas e comentários, verifiquei que muita coisa tinha ligação ao tal Comitê Gestor da Internet, com IP de Brasília e tudo o mais (visitas diárias e comentários bastante ameaçadores, por sinal!). AH, E OLHA QUE SOU SOU APARTIDÁRIO: SEMPRE DEIXEI CLARO EM TODAS AS MINHAS POSTAGENS QUE CONSIDERO PARTIDOS POLÍTICOS COMO SENDO TODOS FARINHA DO MESMO SACO! PARA MIM, A SITUAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL É TÃO RUIM QUE O CANDIDATO MENOS PIOR É A OPÇÃO MENOS PIOR!

      Um exemplo para ilustrar como funcionam as coisas no Brasil atualmente: há algum tempo atrás, a Polícia Federal barrou cerca de 40 médicos brasileiros formados em países governados por ditaduras de esquerda que tentavam entrar no Brasil via o programa Mais Médicos. O que há de esquisito nisso? Todos são ligados, direta ou indiretamente, a partidos de esquerda brasileiros. O que penso sobre isso? Provavelmente são filhos e parentes de poderosos que, não conseguindo sequer entrar em uma faculdade particular (onde muitas vezes tudo o que precisariam fazer é a pontuação mínima numa prova facílima e mostrar um contra-cheque gordo), foram cursar Medicina em Cuba, Bolívia etc., sabiam que não conseguiriam passar no Revalida (prova que muitos médicos consideram ridícula e perigosamente fácil, por sinal) e agora estão tentando entrar na base do clientelismo... Isso sem contar "otras cositas mas" que o Governo aproveitou para fazer através do Mais Médicos, como enviar dinheiro a Cuba e pintar os médicos brasileiros de bodes-expiatórios em relação à péssima situação da Saúde Pública (coisa que já fizeram em outros tempo com os professores em relação à Educação Pública e os Policiais em relação à Segurança Pública!).

      No mais, em relação à privacidade, segurança da informação, venda de informações pessoais (e mesmo nossa segurança física, que pode depender disso tudo!), não apenas concordo com você como assino embaixo!!! =D

      Grande abraço,
      Watch Dog

      Excluir
    2. Root Computer [YOU] System18 de maio de 2014 às 06:17

      Bom dia,

      Watch Dog desculpe-me por responder apenas agora.

      Realmente o atual Governo (Assim como todos os outros) detém de grandes percentuais de erros e falcatruas por detrás dos sorrisos ministrados em coletivas de imprensa, não existe o que negar, entretanto o cuidado com a manipulação de informação deve primeiramente vir de nossa parte, caso contrário estaremos adentrando em campo desconhecido e totalmente desfavorável.

      Sobre sua observação:

      "... o Marco Civil da Internet é um "cavalo de troia" (um embuste) cujo objetivo primeiro é localizar, cadastrar e censurar pessoas contrárias à provável ditadura de esquerda que está em andamento pelo atual Governo."

      Recentemente um contato informou-me sobre uma possibilidade de ligar Marco Civil da Internet e Ditadura, de certa maneira discussões políticas são interessantes principalmente quando voltadas para o âmbito da Internet.

      Infelizmente no ano de 2011 não participei do "debate público da proposta do marco normativo para a privacidade e dos dados pessoais". E como você mesmo pode saber, debates públicos são manipulados sendo em público, imagine então o que se pode fazer estando atrás de um computador, não é mesmo?

      As leis, políticas e Governo não funcionam bem no Brasil e caso alguém faça esforço para alertar a população de tais ações, acabam seno categorizados como "Anonymous" ou "Hackers" e ainda por cima incriminam os Hackers, sendo que muitas vezes ações de invasão e destruição de informações são executadas por Crackers.

      De qualquer forma, em vista pela série Person Of Interest, toda e qualquer informação é relevante, toda e qualquer pessoa pode ser manipulada e é com isso que devemos tomar muito cuidado, pois sem saber, muitos estão sendo levados ao mar da ilusão.

      Uma obra interessante para se ler é "A Revolução dos Bichos" de George Orwell, este livro nos conta uma história bem interessante... Os seres humanos estão no poder, eles usam os animais como ferramenta para conseguirem aquilo que querem, mas surge então uma ideia, os porcos se rebelam, ocorre então uma revolução dos animais, os porcos sobem ao poder, eles fazem reuniões a portas fechadas, discutem sobre a administração da fazenda e assuntos diversos, mas no fim, surge uma observação, os porcos estavam se tornando humanos... Lutaram tanto contra aqueles que os oprimiam, mas estavam se tornando iguais a eles.

      Toda informação que postamos não é apenas nossa, ela torna-se pública sem nosso consentimento. Espero que todos saibam como se proteger dos Vigilantes Reais, não é que as pessoas tenham algo a esconder, mas sim que elas devam ter privacidade, mas como vimos em Person Of Interest, nossa privacidade, nas mãos de quem for torna-se material de troca ou venda.

      Atenciosamente,


      Root Computer [YOU] System
      - Procurando Informações –
      18/5/2014 10:06:32

      Excluir
    3. Pois é, caro Root Computer...

      Enquanto GEORGE ORWELL nos mostrou em "1984" e "Revolução dos Bichos" a verdadeira cara das chamadas "Ditaduras de Esquerda" (a saber: socialismo, comunismo, chavismo, lulo-petismo)...

      ALDOUS HUXLEY nos advertiu, em "Admirável Mundo Novo", sobre a verdadeira cara das chamadas "Ditaduras de Direita" (a saber: a "democracia" norte-americana e os regimes "democráticos" de direita em geral)...

      ENFIM: SE FICAR O BICHO PEGA, SE CORRER O BICHO COME =(

      Abraço,
      Watch Dog

      Excluir
    4. Root Computer [YOU] System22 de maio de 2014 às 07:30

      Bom Dia caro Watch Dog,

      Não possuo leituras a cerca de Aldous Huxley, entretanto pelo que posso ver parece-me muito interessante, talvez um diálogo entre os dois autores citados fosse de grande importância para a comunidade acadêmica, um artigo talvez pudesse nos abrir os olhos para parâmetros interessantes.

      Meu tempo esta curto e acabando, sendo assim agradeço pelas discussões. E de fato são construtivas para o desenvolvimento de uma mente pensante.

      Estou trabalhando em um Sistema, espero que consiga termina-lo a tempo, caso isso ocorra, gostaria que os Usuários pudessem visitar a Plataforma e compartilhar nossos mais inestimados saberes.

      Grande Abraço!

      Atenciosamente,


      Root Computer [YOU] System
      - Procurando Informações –
      22/5/2014 11:28:30

      Excluir

Obrigado por comentar, volte sempre e continue assistindo !

 
Person of Interest © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions